Orientações

Você é membro de alguma comunidade que trabalha na Amazônia ou para a região e tem uma ideia de como a mídia participativa poderia ajudar a contar suas narrativas? Precisa de financiamento ou apoio para tornar a ideia realidade? Deseja participar de uma rede que ajuda a construir pontes no abismo de participação digital da Amazônia?

Se você respondeu “sim” para as três perguntas, convidamos você a participar do Projeto Rising Voices Amazônia.

NOVA INICIATIVA

Rising Voices, o braço de atividades de alcance do Global Voices Online, apoia a partilha de conhecimento e competências em mídia cidadã para o desenvolvimento de narrativas digitais e participação cidadã. Desde 2007, apoiamos 45 projetos de mídia cidadã de pequena escala com financiamento e mentoria, recebendo-os na comunidade Global Voices.

Esses projetos ajudaram lideranças locais a introduzir vozes novas e pouco representadas na conversação digital global, iluminando questões importantes em suas comunidades.

A partir de junho de 2014, com o apoio da Avina Americas, Fundación Avina e da Skoll Foundation, o Rising Voices lançará um projeto de microbolsas e criação de redes para apoiar o uso de mídia cidadã pelas novas vozes das comunidades da região amazônica.

Desmatamento, projetos infraestruturais que tiveram pouca ou nenhuma consulta prévia, e ameaças aos modos de vida culturalmente únicos são apenas alguns dos desafios que as comunidades amazônicas enfrentam na América do Sul. Mesmo que a Amazônia, que se espalha por nove países sul-americanos, ofereça rico material de trabalho para acadêmicos, pesquisadores e jornalistas tradicionais, essas importantes questões também aparecem cada vez mais nas mídias cidadãs online e nas mídias sociais. Ainda assim, há muitas outras histórias que merecem ser contadas sobre e pelas próprias comunidades que enfrentam essas realidades.

Acreditamos que, por meio do uso de ferramentas de mídia cidadã, mentoria e oportunidades de criação de redes, essas vozes podem ajudar a empoderar cidadãos a contar suas próprias narrativas.

DIRETRIZES DA MICROBOLSA

Vamos conceder até seis microbolsas de até USD $3,500 (três mil e quinhentos dólares americanos) a projetos que demonstrem ideia clara e potente de como usar ferramentas participativas de mídia cidadã para contar histórias de questões que lhes são importantes. Esse recurso pode ser usado para começar um projeto de pequena escala que prevê uma formação para que a comunidade local produza conteúdos digitais. Novos premiados vão integrar a rede do Rising Voices e serão notícia na cobertura do Global Voices.

Rising Voices busca propostas que compartilhem de nossa missão de usar mídia online participativa como ferramenta de autoempoderamento, compreensão entre os povos e mudança social.

Nós buscamos projetos que:

1. Ativamente envolvam membros da comunidade local. Nós procuramos apoiar, em especial, lideranças que pertençam a comunidades amazônias e que saibam como e porque a mídia cidadã poderia beneficiar os membros de sua comunidade. Se o candidato não for membro da comunidade, então moradores ou membros do grupo devem fazem parte do desenvolvimento e da implementação do projeto.

2. Ofereçam formação, mentoria e liderança. Queremos coordenadores ávidos por partilhar seus conhecimentos e habilidades com outras pessoas. Por meio de formações práticas em produção de mídia cidadã e técnicas de narrativa, os participantes devem se sentir preparados e confiantes para usar as ferramentas ao máximo. Suporte contínuo é essencial para uma comunidade produtiva de narradores digitais.

3. Contem narrativas digitais de questões importantes para as comunidades amazônicas. Depois que os participantes forem treinados em oficinas, estarão prontos para partilhar suas vozes com o mundo. Buscamos histórias que foquem na comunidade, seus desafios e sucessos, contados por uma perspectiva pessoal singular.

4. Usem ferramentas de mídia cidadã e plataformas de mídia social livres e amplamente difundidas. Isso inclui blogs, microblogs como Twitter, software livre como Audacity para edição de áudio, SoundCloud, Audioboo ou Radioteca. Sites de vídeo como YouTube e Vimeo, de mapeamento como OpenStreetMap. Também é possível usar redes sociais como Facebook para divulgar seu conteúdo.

Encorajamos que seja criativo e ambicioso, porém realista em sua proposta. Veja a seção de Perguntas Frequentes para mais informações.

Para se inscrever, visite a página “Envie sua Proposta”, onde encontrará perguntas que o ajudaram a organizar seu projeto. Pedimos respostas curtas (seguindo os limites de caracteres) para que você organize suas ideias mais importantes..

UM PROCESSO ABERTO + EM REDE

Recomendamos que você compartilhe sua ideia publicamente na nossa plataforma online. Nossa esperança é que comunidades que trabalhem próximas umas das outras, ou em problemas semelhantes, possam se conectar e colaborar entre elas. Na sequência do convite à apresentação de propostas, vamos ajudar a proporcionar essas conexões, fornecendo outros recursos de compartilhamento entre comunidades de uma mesma região geográfica, que enfrentem desafios parecidos, ou tenham contextos similares.

Se você não puder compartilhar a sua candidatura abertamente por motivos de segurança, é possível enviar a sua proposta em privado.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

A competição seguirá o seguinte cronograma:

Início das Inscrições: Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Os candidatos devem enviar suas propostas iniciais através da plataforma online em espanhol ou português. Quando a proposta for publicada online, convidamos a divulgarem suas propostas em suas redes, para que recebam comentários e sugestões.

Por favor, leia a seção de Perguntas Frequentes sobre o processo de inscrição.

Todas as propostas serão analisadas por um comitê de indivíduos da comunidade Global Voices e da Avina.

Prazo de inscrição: Sexta-feira, 18 de julho de 2014, até 23h59 GMT

Divulgação dos vencedores: 1º de setembro de 2014 (a depender do número de inscrições, data poderá ser modificada).

Sinta-se à vontade para fazer perguntas por meio de comentários, por e-mail ou por meio do Formulário de Contato.

Boa sorte!