Notícias sobre Jornalismo Cidadão

Brasil: Rede de Comunicadores Portal da Amazônia

  19 Julho, 2014

O projeto é para a construção de uma Rede de comunicadores. Será formada por núcleos locais de comunicação em parceria com escolas das comunidades de oito municípios do Território Portal da Amazônia. A proposta é fortalecer as comunidades com a comunicação através de oficinas de mídias alternativas para produção de materiais audiovisual, fotográfico e impresso, numa perspectiva de jornalismo comunitário. Utilizando: softwares livres para edição de vídeos e diagramação de impressos; Blogs, youtube e rede sociais como plataformas livres de comunicação.

Brasil: Capacitação de Comunicadores de Rádios Comunitárias

  19 Julho, 2014

Na região do Baixo Amazonas há em alguns municípios, Rádios Comunitárias, que surgem para ser um espaço de divulgação das comunidades, onde estão localizadas. A força de vontade e o compromisso são o que move as pessoas que se propõem a serem comunicadoras, muitos nunca produziram um programa. Por conta disso, é que propomos realizar oficina de capacitação com 12 comunicadores em narrativas populares sobre culturas e cidadania amazônica. A intenção é fazer oficinas teóricas e praticas, para que ao retornarem as suas comunidades, os comunicadores possam produzir seus próprios conteúdos.

Brasil: Transparência Belo Monte

  16 Julho, 2014

Trata-se de oficinas de educomunicação sobre o uso do rádio no monitoramento participativo de ações condicionantes da UHE Belo Monte. Espera-se ao final do projeto que os participantes saibam identificar o conteúdo das obrigações que o governo e o empreendedor que constrói a usina tem com a cidade e a população local. Na 1 etapa representantes do Instituto Socioambiental (ISA) vão apresentar e explicar as análises de condicionantes feitas pelo ISA. Na 2 etapa uma profissional de rádio irá orientar os participantes na produção de sports de rádio a partir dos conteúdos da etapa 1.