Notícias sobre Brasil

Brasil: Rádio Arraia

Desde 2011 jovens artistas-líderes do projeto Rios de Encontro da comunidade afroindígena Cabelo Seco, entre os Rios Tocantins e Itacaiúnas recusam subir nos palcos financiados pela mineradora Vale. O núcleo audiovisual digital Rabetas Vídeos transmitirá debates, histórias e músicas a sua e outras comunidades ribeirinhas e urbanas locais, nacionais e internacionais para expor as graves ameaças ecosociais à região pelas construções iminentes da Usina Hidroelétrica de Marabá, Hidrovia e o giga projeto ’S11D’ da Vale, e propor alternativas energéticas enraizadas nas sabedorias e culturas locais.

Brasil: Rede de Comunicadores Portal da Amazônia

  19 Julho, 2014

O projeto é para a construção de uma Rede de comunicadores. Será formada por núcleos locais de comunicação em parceria com escolas das comunidades de oito municípios do Território Portal da Amazônia. A proposta é fortalecer as comunidades com a comunicação através de oficinas de mídias alternativas para produção de materiais audiovisual, fotográfico e impresso, numa perspectiva de jornalismo comunitário. Utilizando: softwares livres para edição de vídeos e diagramação de impressos; Blogs, youtube e rede sociais como plataformas livres de comunicação.

Brasil: Capacitação de Comunicadores de Rádios Comunitárias

  19 Julho, 2014

Na região do Baixo Amazonas há em alguns municípios, Rádios Comunitárias, que surgem para ser um espaço de divulgação das comunidades, onde estão localizadas. A força de vontade e o compromisso são o que move as pessoas que se propõem a serem comunicadoras, muitos nunca produziram um programa. Por conta disso, é que propomos realizar oficina de capacitação com 12 comunicadores em narrativas populares sobre culturas e cidadania amazônica. A intenção é fazer oficinas teóricas e praticas, para que ao retornarem as suas comunidades, os comunicadores possam produzir seus próprios conteúdos.

Brasil: Rede Jovens Comunicadores de Cachoeira Porteira

  19 Julho, 2014

O projeto propõe a criação da Rede Jovens Comunicadores de Cachoeira Porteira, comunidade remanescente de quilombos localizada na Floresta Estadual do Trombetas, as margens do alto rio Trombetas, município de Oriximiná – Pará (Brasil), através criação de um blog, aquisição de um computador e do acompanhamento das atividades por profissional de comunicação durante 1 ano. O objetivo é instrumentalizar os jovens para uma comunicação protagonista frente aos problemas da comunidade. Os jovens produzirão textos, vídeos e fotos que serão postados no blog da rede e distribuídos para outras redes.

Brasil: Arara-Amarela

  18 Julho, 2014

Este projeto visa a expansão artística e cultural de uma comunidade amazônica, situada no município de Vale do Anari (RO -Brasil), cujo nome desperta, na sua origem indígena tupi-guarani (arari), o conceito de Arara-amarela: uma expressão de voo, luz, liberdade, beleza, tropicalismo, cumplicidade e co-criação. Num espaço inter-dinâmico, onde a abertura ao mundo é essencial, propõe-se, através da mídia, fornecer à comunidade a oportunidade de comunicar, partilhar ideias, experiências, e possibilitar o contacto com realidades culturais e artísticas idênticas e diferentes.

Brasil: Nova Ideia On Line

  17 Julho, 2014

O Telecentro Nova Ideia, localizado na Vila Céu do Mapia, Pauini, Amazonas, pretende fortalecer e ampliar sua equipe com capacitação para jovens visando formação, produção e assimilação de novos hábitos e meios de cultura através de narrativas digitais, para trazer visibilidade á Comunidade e auxiliar na busca de soluções para os problemas amazônicos, locais e regionais.

Brasil: Um Outro Olhar Sobre a Mudança Climática

  17 Julho, 2014

Do dia 1º até o dia 12 de dezembro de 2014 organiza-se a Conferência COP20 em Lima, Peru. Durante muitas apresentações do evento sobre mudança climática, a Amazônia será a principal protagonista. Porém, as comunidades amazônicas estarão longe para ouvir as últimas novidades ambientais ou poder articular as suas perguntas e propostas. Em colaboração com rádios comunitárias da região amazônica brasileira, a agência de notícias Pulsar Brasil visibilizará as demandas das comunidades, além de traduzir e trazer através de uma estratégia transmídiatica as notícias mais relevantes para a região.

Brasil: Transparência Belo Monte

  16 Julho, 2014

Trata-se de oficinas de educomunicação sobre o uso do rádio no monitoramento participativo de ações condicionantes da UHE Belo Monte. Espera-se ao final do projeto que os participantes saibam identificar o conteúdo das obrigações que o governo e o empreendedor que constrói a usina tem com a cidade e a população local. Na 1 etapa representantes do Instituto Socioambiental (ISA) vão apresentar e explicar as análises de condicionantes feitas pelo ISA. Na 2 etapa uma profissional de rádio irá orientar os participantes na produção de sports de rádio a partir dos conteúdos da etapa 1.